A Biblioteca Pública de Nova Iorque (NYPL) foi fundada em 1895 e é uma das maiores bibliotecas do mundo, possuindo mais de 50 milhões de volumes, dos quais mais de 20 milhões são livros (valores apenas superados pela Biblioteca do Congresso ou a Biblioteca Britânica). A NYPL é composta por 4 grandes bibliotecas de investigação (a " Humanities and Social Sciences Library", a " The New York Public Library for the Performing Arts", a " Schomburg Center for Research in Black Culture", e a " Science, Industry and Business Library") todas situadas no edifício central, na 5ª Avenida de Manhattan; e ainda 87 bibliotecas (sendo uma delas exclusiva para invisuais e pessoas com deficiência) disseminadas por 3 distritos (Manhattan, Bronx, e Staten Island) da cidade. Possui cerca de 2,75 milhões de leitores registados, desenvolve mais de 28 mil actividades por ano, e nela trabalham mais de 3 mil funcionários. Ao seu website (www.nypl.org) que possui importantes colecções digitais (livros, jornais, imagens e fotografias) acedem mais de 27 milhões de pessoas por ano. A sua sala de leitura principal, a "Rose Reading Room" estende-se por quase 100 metros e tem 16 metros de altura. A NYPL é administrada por um consórcio privado, através de uma corporação não-lucrativa com uma missão pública, operando com financiamento quer público, quer privado. Na cidade de Nova Iorque para além da NYPL existem mais dois sistemas de bibliotecas públicas:, servindo os outros dois distritos: a “Brooklyn Library” e a “Queens Library”. Se as três se unificassem constituiriam a maior biblioteca do mundo, superando a “Biblioteca do Congresso”. © New York Public Library A NYPL vai ser alvo de um Programa de renovação completa, das 4 bibliotecas de investigação do edifício central e das restantes 87 bibliotecas. Compreenderá ainda a inauguração de duas novas bibliotecas. O orçamento global é de cerca de 950 milhões de euros, o que faz dele o maior de sempre na área das bibliotecas em todo o mundo. O propósito é modernizar a Biblioteca dotando-a das mais recentes e inovadores tecnologias e criar mais espaços para usufruto dos utilizadores e visitantes. Numa época de profunda crise nos EUA será uma complexa tarefa reunir este dinheiro para o valor orçamentado.
A principal renovação será no edifício central da NYPL, que aloja a maioria do acervo da NYPL. A empresa do arquitecto inglês Norman Foster (onde trabalham cerca de 1300 pessoas) foi recentemente a seleccionada (por concurso) para a realização desta obra. Foster um dos maiores nomes da arquitectura mundial, na sua vasta e importante obra já concebeu diversas bibliotecas como a Biblioteca John Spoor Broome (em Camarillo, na Califórnia); a Biblioteca Britânica de Política e Ciência Económica da “London School of Economics”; a Biblioteca Kings Norton, na Universidade de Cranfield, na Inglaterra; ou a Biblioteca de Filologia da Universidade Livre de Berlim. Esta última é considerada uma das obras-primas a nível de arquitectura de bibliotecas no mundo. A majestática Rose Reading Room © New York Public Library
Realizar uma ampla renovação da NYPL à primeira vista não se assemelha obra complexa para quem já edificou inúmeras e admiráveis obras por dezenas de países do mundo, e inclusive já renovou edifícios importantes como o Reichtag de Berlim, o Museu Britânico em Londres, ou estádios como o de Wembley (Londres) ou, em breve, o Camp Nou do F. C. Barcelona. Mas Foster já expressou que este projecto é o de maior envergadura que até hoje lhe foi colocado. O carismático edifício nº 1911 da 5ª Avenida de Nova Iorque é uns principais símbolos de Nova Iorque e as alterações na sua estrutura vão com certeza gerar algumas polémicas.
Foster irá renovar uma área de 1,25 milhões de metros cúbicos, actualmente ocupada com estantes de livros. Esta será totalmente desocupada e reconfigurada com espaços sobretudo dirigidos a crianças e jovens, bem como centenas de postos de computadores. Espera-se que este projecto que possui um orçamento de cerca de 200 milhões de euros esteja concluído em 2013. Dos cerca de 1,2 milhões de visitas por ano ao edifício central espera-se que passa após a renovação para 4 milhões.
Etiquetas: Acervo Documental, Acontecimentos, Bibliotecas e Sociedade, Bibliotecas Estrangeiras, Equipamento Instalações e Mobiliário, Serviços de Biblioteca |